sábado, 20 de março de 2021

Bicha das 7 Cabeças

 Largo da Bicha das 7 Cabeças, Silvalde

Lenda, Mito ou Realidade?

Conta a lenda que, em tempos que não lembra ao diabo, junto a uma ponte na ribeira de Silvalde, uma camponesa andava  na faina do dia, quando lhe apareceu, "uma bicha nunca vista, que de  cabeças tinha muitas". Apavorada fugiu e com ela todos os que por ali laboravam. Nessa noite houve grande alvoroço entre os animais, de manhã encontraram animais mortos e esquartejados pela bicha. Os camponeses muniram-se com foices, forquilhas, ancinhos, enxadas e todo o tipo de alfaias, e foram à sua procura. Quando a encontraram, travou-se uma luta feroz, tendo um camponês perdido a vida durante a luta. Acabaram por matar a bicha, "cortara-lhe as cabeças e acharam o numero sete". Enterraram-na junto à velha ponte da ribeira, e ali construíram umas alminhas para assinalar o feito. Uma forte cheia do rio, acabou por levar as alminhas. Hoje, ainda há um painel em azulejo a lembrar a lenda.
Uma lenda, é uma estória que passou de boca em boca ao longo do tempo, sem que haja algum documento histórico que possa atestar a veracidade dessa mesma estória.
Bicha, é o nome dado a cobras, serpentes e a tudo que rasteje ou seja longo. Ainda hoje, uma fila de pessoas ou de trânsito, é uma bicha, assim como, um longo rio a serpentear.
 Logo se pode deduzir que a camponesa pode ter avistado um ninho de cobras, em que os juvenis se entrelaçam para se defenderem perante o perigo.
 Pode também ter presenciado um casal ou vários machos e fêmeas de serpentes durante o ritual de acasalamento, onde podem estar várias horas "enrolados", numa espécie de orgia serpenteal.
Também, não é de descartar a hipótese, da ribeira de Silvalde, naquele local quando a corrente era mais forte ou havia cheias, que fosse um "bicho de sete cabeças", para atravessar.




Maofotos - Silvalde 2021

Sem comentários: