sábado, 28 de março de 2009

Vaca de Lei

Quando o Xico Agricultor superou a perda irremediável do seu animal de estimação, o Burro pensador, resolveu comprar outra companhia animal, desta feita uma vaca, como não tinha grandes posses monetárias pediu ajuda a um amigo de infância, o Xico Rico, homem que se fez por si mesmo negociando no escuro em pleno dia, claro que se prestou a ajudar o amigo, com uma condição criar a vaca a meias, o Xico Agricultor tratava e alimentava a vaca, o Xico Rico entrava com o financiamento. Tudo decorreu normal, até que um dia o Xico Rico descobre que a vaca crescera e se encontrava bem constituída e pensou... fui eu que paguei a vaca por isso, ela pertence-me. Acontece que o Xico Agricultor pensa de maneira diferente... eu criei a vaca por isso, ela pertence-me. Como não chegaram a consenso, foram pedir a mediação da justiça, o Xico Rico contratou o Xico Advogado seu grande amigo e conhecido, homem que defendeu grandes causas e numa primeira avaliação do caso, lhe deu razão. O Xico Agricultor o único amigo tinha e que lhe podia valer, era exactamente o Xico Advogado e recorreu aos seus préstimos e lhe garantiu que a causa estava ganha. Acontece que o caso da vaca vai mesmo a tribunal para ser julgado, no dia em que está marcada a sessão solene comparece perante o Xico Juiz, o Xico Agricultor, o Xico Rico e o Xico Advogado que foi o ultimo a chegar, quando os Xicos Agricultor e Rico descobriram que estavam a ser defendidos pelo mesmo defensor, exclamaram ao mesmo tempo. - Tu disseste que a vaca é minha! O Xico Advogado e o Xico Juiz responderam em simultâneo. - Desculpem, mas, a vossa vaca também é nossa.
Aqui a moral da história não tem moral.


Mao

Sem comentários: